17 de março de 2016

Dicas para escolher o livro para crianças


Por aqui estimulo meu pequeno Heitor desde os 8 meses de idade, o seu primeiro livro foi um livrinho de banho, na época ele se divertia muito no banho e o livro era mais um brinquedo, depois comecei a pesquisar quais livros era indicado para idade dele, hoje com 4 anos já levo ele junto comigo para ajudar na escolha, e muito bom ver ele pedindo para ler para ele. Hoje ele quer saber tudo que está escrito seja no livro ou em qualquer lugar que apareça uma letra #orgulhodefine!


Então aqui vai algumas dicas de como escolher o livro para seu filhote:

  •  Para bebês a melhor opção é livros de banho ou tecido.
  • Para crianças de 1 a 2 anos indico os livros com texturas diferentes (macio/áspero/imitem som), conformem as crianças crescem, elas passam a apreciar livros de cartonagem, com quebra-cabeças  e dobraduras.
  • Para crianças 3 de 4 anos procure por livros com ilustrações bem coloridas, textos fácies, e de algum personagem que seu filho goste, por exemplo: esses dias compramos um livro de um desenho que Heitor assisti, no livro veio mapas e os personagens, imagina a fara que foi ler e brincar com ele. (foto acima)
  • Acima de 5 anos (ainda não entrei nessa fase) é indicado e que no processo da alfabetização o melhor e escolher livros com letras em bastão ou letra de forma.
Sempre é importante prestar atenção no que seu filho tem mais interesse, qual histórias e temas que chama mais atenção dele, sempre procure oferecer varias opções para as crianças, como livros de poesias, contos ou gibis dessa maneira irá facilitar o interesse pela leitura.

Vale ressaltar que o narrador (quem irá contar a historia para criança) deve divertir-se ao ler, fazendo sons na história, mudando a voz com cada personagem, pois isso é mais uma forma de estimular o interesse da criança pela leitura.

Espero que tenha gostado das dicas!
Um forte abraço,

8 comentários:

  1. Ótimas dicas!!
    O principal é estimular a leitura!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Meu filho adora livro e nós aqui incentivamos o hábito da leitura. ótimas as dicas no seu post.

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana, é muito importante estimular a leitura, desde a primeira infancia!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, nem sempre a gente sabe fazer a escolha certa.

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas ... Aqui tbm estimulamos a leitura, conto fazendo caras e bocas, entrando na história e o Gui tem sido assim quando "lê"

    Bjs Mi Gobbato - Espaço das Mamães

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros e incentivo a leitura lá em casa. Benjamin adora e agora na escola nova, toda sexta feira ele pega um livro na biblioteca. Acho o máximo!

    ResponderExcluir
  7. Oi Gleysa, ótimas e acertadas dicas. Por aqui estimulamos muito a leitura e sempre compramos livros novos, de acordo com a faixa etária, como vc disse.
    Bjão.

    ResponderExcluir
  8. Dicas muito boas!
    Incentivar sempre ;)
    Bjs

    ResponderExcluir

Eu e Heitor adoramos saber a sua opinião!
Responderei as perguntas por email!

Forte abraço de mamãe ursa!